O Advogado, hoje: um verdadeiro arquiteto de negócios

Uma das linhas mestras desse blog será desmistificar o papel do advogado de negócios. Vou ainda falar muito disso, mas a mensagem principal é a de que o advogado, hoje, é muito menos um resolvedor de casos na justiça; é um verdadeiro arquiteto de negócios, alguém que, sentando junto com diversos interessados, monta as estruturas e desenha as soluções para que todos atinjam objetivos. Ao contrário de alguém que cria dificuldades, o novo perfil do advogado é o de aproximador de partes, de construtor de pontes.

Outras expressões tentam passar essa mesma ideia. Nos Estados Unidos, já é costume chamar os advogados de “engenheiros de custos de transação”. A ideia é correta: em vez de ser uma fonte de despesa, o advogado empresarial é um elemento que diminui custos das partes que querem fazer um negócio. Mesmo aqui no Brasil, os escritórios de advocacia são um dos maiores canais de networking: conectam empresas e seus donos, investidores e fundos, consultorias financeiras, firmas de auditoria e tantos outros atores no palco dos negócios.

Mais que tudo, o advogado de negócios é alguém que sabe pensar com a cabeça do cliente, pois sem isso, não seria possível desempenhar o seu papel. Do ponto de vista de como consultor jurídico, se eu não entender os detalhes do dia a dia de pequenos negócios, não vou jamais conseguir fazer o que meu cliente precisa, por mais conhecimento técnico que eu tenha. Clareza e simplicidade, por exemplo, costumam ser artigos em falta.

Esses são vícios que muitos advogados têm, e nossa formação na faculdade não ajuda em nada. Por favor, se eu não for nem claro nem simples nos meus posts, é só botar a boca no trombone.  E se tiver algum relato sobre a sua visão dos advogados, compartilhe por aqui ou no @StartDireito.

Anúncios

2 comentários sobre “O Advogado, hoje: um verdadeiro arquiteto de negócios

  1. Concordo com seu post! Pena que as Faculdades e cursos não estejam na mesma rotação da mudança que vem chegando e se instalando dia a dia…

  2. Pingback: CUIDADOS COM EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS E SÓCIOS | Elo De Ouro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s